Animes, por que gostar?

10 dias depois do meu último post eu retomo o blog. Tá bom que a idéia é um post por semana, mas postar sem ter o que postar é impagável... então esperei em ter o que falar novamente.

Ultimamente tenho assistido muito anime (desenho japonês para os alienados), o que me voltou a assistir mais filmes orientais e ontem comecei a assistir a anti-penúltima série Super Sentai (tokusatso??? não??? tá... flashman e changeman são super sentais). Então acordei me perguntando "Porque mesmo com 23 anos de idade eu continuo gostando dessas coisas?" e a resposta é a divagação desse post.

Parece que a medida que você vai ficando mais velho o gosto vai mudando junto e eu pensei em alguns fatores (concordem, descordem, quero mais é que vcs se fodam):

º A maioria das mulheres gostam de romances, então vc começa a ir no cinema para assistir romances, aluga dvd´s de comédias românticas, assisti a novela das 10 porque ela gosta da suposta trama que a globo supõe fazer e vc supõe gostar.... tudo para agradar ela. E se alugar um "A profecia 666" você vai deixar ela extressada ou com sono e então pode esquecer aquela fodinha sequencial, então acaba sendo condicionado a gostar de romances, conscientemente é porque é algo que agrada ela, inconscientemente é porque o teu pau quer que você goste de romances. Já pensaram na possibilidade que ela não está com vc na cama? Mas com um Richard Geere?

º Outro fato interessante. Você chega em casa e começa a assistir um desenho animado, bem infantil, ai chegam os seus amigos para tomar uma cerveja e se deparam com vc assistindo aquele desenho. Apesar de todos eles tb assistirem escondidos eles vão falar "Assistindo desenhinho? Isso é coisa de nerd", ai eu pergunto "Como que em todas as festas de fantasia sempre tem uma quantidade enorme de Esponge Bob´s, qualquer DC ou Marvel e outros?" é porque tb assistem. MAS!!! quando eles te desafiam quanto ao desenho animado, te bate uma reação de infantilidade que repercurte em uma redução na audiência prestada. O pior de tudo é que sempre tem os alpha dos grupos, e quando esse disser que assiste um desenho animado, todos vão assistir tb, vide a maioria dos desenhos ridículos do cartoon network. Eu adoraria fazer um estudo comparativo da audiência desses desenhos em relação com o aumento da população gay masculina na faixa etária entre 16 e 26 anos!!! Acho que eu não ficaria surpreso com o resultado!!!

º Quanto a alienação. Quando vc se isola assistindo seus filmes cults e desenhos animados incomuns, então vc fica alienados das últimas novidades de quem vai posar pelada, qual a última piada do Pânico e do Casseta e Planeta, qual político está roubando agora (apesar que vc pode saber isso corretamente pela CBN), quem beijou quem entre os famosos, qual o filme (dublado) de 2000 que estreiou agora etc. Percebem meu sarcasmo? A própria televisão te manipula durante os anos, guiando seus gostos, crenças e forma de pensar... mas quanto a influência da televisão eu ainda farei um post completo, mas é que eu acho que esse assunto já está tão batido e é tão obvio!!!

Vantagens de anime.
Pensem que anime é uma ferramenta de educação infantil. Mas olha a diferença, quando eu assisto anime eu presto muita atenção na mensagem final. A seguir alguns animes e algumas mensagens que eu percebi, tanto quanto a vantagem de, como a desvantagem de.
- Wolf´s Rains: amizade, perseverança, pró-atividade, honra, defesa cultural, ideais
- Naruto: amizade, HONRA, a importância dos estudos, superação, patriotismo, intercâmbio cultural, certo e errado
- Gungrave: amizade incondiscional, crença nos ideais, fidelidade, honra, ganância
- Scraied: superação, união, proteção do próximo
- Get Backers: amizade, proteção dos próximos, planejamento financeiro, ignorância
- Dragon Ball: honra acima de tudo, amizade, proteção dos próximos e do lar, aceitar as diferenças
- Tenjou Tenge: aprender com os erros, proteção do próximo e do que é seu, amor, estatus

Assisto muitos animes, mas esses foram os que eu lembrei agora.

Agora... vamos ver os outros desenhos:
- Bob Sponja: idiotice, sexualidade confusa, infantilidade
- Jonny Bravo: autoconfiança exagerada, narcisismo, burrice vs beleza
- Vaca e o Frango e Dú Dudu e Edu: ainda estou tentando descobrir porque até agora só vi idiotice

Eu fico puto quando alguém vira pra mim e fala "meu, o cão coragem é muito engraçado ele só se fode!". Vamos deixar claro que eu não tenho problemas em cada um ter sua forma de se descontrair, o meu problema é criticar os animes. E outra, quer dar risada, vai assistir Monty Phyton, Historia do Mundo parte I, Simpsons etc. Falando nisso, alguém já parou para pensar por que existem os Desenhos animados adultos? Você tem um público enorme de adultos que gostavam muito de desenhos animados e também acham ridículos esses novos desenhos, então as redes americanas criaram desenhos focados nesse público, afinal é uma audiência a ser conquistada.

Para encerrar, outro motivo para as pessoas não gostarem de animes eu acho que é porque não entendem uma palavra do que é dito, o que é assustador para a maioria das pessoas e é o porque justifica os filmes dublados terem tanta audiência nos canais abertos.

Revolta registrada.

Ignorância,
Bem humano que distância o real
Percepção,
Mal de poucos que entristece o real.
Ass. EU

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom, concordo com 90% das suas observações sobre o porquê as pessoas tem ou não "preconceito" em relação a animes. Adicionaria pequenas coisas aqui, descartaria pequenas coisas ali, mas no geral é isso mesmo. Você tem que se adaptar ao POP e, aqui no Brasil, anime não é POP, então vc é nerd pq curte anime. O raciocínio da massa é simples. "Estou sendo bombardeado por isso? Não? Então é ruim".

"Ignorância,
Bem humano que distância o real
Percepção,
Mal de poucos que entristece o real."

Parabéns, adorei o verso. O paradoxo da ignorância se um bem, e a percepção ser um mal é constante e infelizmente fixa nos nossos dias. Mas ainda assim, encarar as coisas como a maioria encara (a percepção como um mal) não chega a caracterizar ela como um mal. Ou não, como já diria Caetano.

Abraços =D