Este termo é perigosíssimo.
1) porque depende de critérios e critérios podem variar de pessoa a pessoa;
2) porque você pode criar um monstro na verdade.
Hoje no almoço conversei muito com o Vinas sobre gestão de pessoas e como na verdade o formato está um pouco deturpado. Ou você tem um gestor castigando estagiários e assistentes ou você tem gestores só babando nos estagiários e assistentes.
Me digam se estou errado (ninguém comenta essa porra, mas o que vale é a intenção), mas a sacada em gerir pessoas não é "preparar para assumir responsabilidades"? As atividades do trabalho em si você ensina a pessoa a fazer sim, mas isso é operacional e as habilidades somente sobem com o tempo de experiência. Se a pessoa não sabe fazer o trampo dela é porque é incompetente e nesse caso a cagada é sua que não sabe nem sequer contratar, imagina a merda que você é para gerir o ser humano.
Voltando a assumir responsabilidades. Se eu vou gerir alguém a fazer um trabalho então preciso ensinar esse funcionário a se responsabilizar pelo trampo. Se der merda ele vai se foder e por consequencia você vai, mas é ai que entra a proficiÊncia em gerir pessoas. Assistindo corretamente a pessoa, essa não vai cagar e se cagar ela tem que imediatamente corrigir, porque isso é aprender a ter responsabilidade.
Percebe que não se ensina como se faz, mas se ensina como obter um resultado de qualidade? Cada um tem seu jeito, falando de forma abrangente.
Conversando com o Vinas chegamos na conclusão que estagiários e assistentes são como cachorrinhos, se comer o pé do sofá tem que dar tapa na bunda e se pular bonitinho merece biscoitinho. Logo, se fizer cagada não vá gritar nem bater, ensine a ter responsábilidade e discuta a solução, a solução deve vir do gerido, não mastigada pelo gestor. E quando fizer coisas certas além das expectativas ou surpreender com atitudes responsáveis bem legal então premie, se possível com dinheiro, se não com: presentinhos, doces, almoço etc.
E por favor, lembre-se. Quando estiver pronto, ajude esse gerido a ser gestor e reconheça financeiramente esse ato, afinal de contas, ninguém vira CEO ganhando 800,00 por mÊs!!!! Outra coisa, isso toma tempo, precisa se dedicar, sentar do lado e conversar muito, se for do tipo de profissional que não consegue ter tempo pra nada então nem tenta, paga por alguém já com experiência... srsly.
Um comentário:
Rindo muito por causa do "srsly" no final.
Mas é fato. O problema é que tem que pensar "muito" pra chegar nessas suas conclusões. Pensar muito dói e fede em 95% dos casos humanóides. Sem nazismo, mas é a pura verdade.
Postar um comentário