Esse assunto me envolve a alguns dias.. talvez meses.
É fato que nós somos movidos por interesse. A própria amizade por natureza está envolvida num grupo de trocas constantes. A amizade se forma quando esse conjunto de trocas está equilibrado de forma agradável para ambos os lados.
Porém vejo algo acontecendo que é controverso ao ideal de amizade. O melindre.
Parece ser tão raro encontrar pessoas realmente dignas de amizade que o medo de perdê-las leva amigos e amigas a se melindrarem quando necessária a verdade como uma forma de proteção. Eu discordo de quem falar que isso não as torna menos amigas. TORNA SIM!!!
Perdi um grande amigo recentemente porque falei a verdade. No caso parece que eu tenho uma habilidade única de perder amigos por não me melindrar. Não estou colocando em questão a forma de falar ou o nível da sinceridade, pois são todas desculpas que formam o melindre. Estou falando de falar a verdade, uma ameaça eminente ou uma atitude que realmente magoou (ou qualquer coisa do gênero) etc. Agora...
Vamos analisar a balança. Quem sai ganhando? O amigo ou amiga que vão ignorar o warning? Eu que perco a amizade e ainda saio feio na rodinha? Meus sentimentos que ficam angustiados????
HAHAAAAAAAAAA... vamos voltar um pouco no tempo. Não é de hoje que tenho essa característica. E acho que 90% das vezes eu realmente estava certo. Talvez outro dom meu.
Vamos ligar os pontos. Se as pessas fossem menos melindradas e falassem o que tem que ser falado as coisas não precisam acontecer. Quer me deixar puto? "Eu sabia que isso ia acontecer mas eu não quis te dizer nada"... guarde para ti, sério, aproveita também e já termina a amizade, porque se não o fizer eu vou fazer com o devido tempo.
Gostei muito do que o Gus falou no último comment "o compromisso com o compromisso"... o compromisso com o compromisso da amizade??? hum... até eu que estou matutando isso não consigo discursar.
Sociedade ideal? Amigos e amigas de verdade sem melindre, se fosse normal simplesmente não existiria por natureza. Impossível? SIM! Já que a amizade sempre foi algo discursado porém por poucos realmente SENTIDOS.
Amizade é um sentimento tão grande e importante quanto o AMOR. Como estamos falando de sentimentos, é muito fácil descrever ou filosofar a respeito e principalmente ROTULAR. No momento que amor, amizade, carinho e outros foram rotulados eles viraram denominações político sociais e sempre que vc precisa sustentar um título como "amigo de verdade", "me ama de verdade" ou "sempre muito carinhoso", automáticamente vc tem que se melindrar para não perder.
Minha rápida conclusão. Eu sei o que sinto e não me melindro. Perderei quantas amizades e amores quanto for necessário até encontrar os que SENTEM como eu.... sem melindre.
Exercício proposto: vc já falou a real para alguém especial para ti HOJE?
2 comentários:
Entaum agora para de reclamar que eu nao leio seus posts...
ou isso seria melindre????
Li, achei interessante....
Mais nada a declarar.
Tchau
Postar um comentário