Analisemos:
Em quais condições você se torna um vitorioso?
A vitória de um grupo é menor do que a vitória de um indivíduo?
É bom ser um vitorioso se pensarmos que alguém precisar perder para existir um?
Quais vitórias realmente te trazem algo de bom? As materiais, sociais, amorosas, metas etc?
Ganhador X Vitorioso, qual a verdadeira diferença?
A vitória é temporal ou atemporal? Em quais casos?
Reflitamos:
Os europeus foram "vitoriosos" quando "descobriram" as américas, porque muitos enriqueceram e o poder dos paises cresceu. Porém, as culturas naturais foram destruidas e a população nativa recebeu uma consciência escrava e extraditora.
Podemos dizer então que os Europeus são os vitoriosos por terem destruido culturas, interrompido a evolução tecnologica das mesmas, importado uma consciencia elitista etc?
Nesse caso em particular, a vitória é de quem? Dos espanhóis, dos portugueses ou dos devidos Reis? Como pode ser a de um Rei se ele apenas deu a ordem, que também não foi pensada por ele?
Vou além...
Na independência Brasileira quem foram os vitoriosos se partirmos do principio que para alguém vencer, alguém perdeu? Já que não houve A GUERRA de independência, apenas alguns conflitos.
Reflitam...
Queria escrever mais, mas está o caos aqui no trabalho. E acho que eu não sou o vitorioso nessa batalha.
2 comentários:
Só para constar... quando eu disse "caos no trabalho" eu falo sério....
Fui embora hoje às 10:40 da manhã, huhuuuuuu.
Resultado final, acho que fui um vitorioso porque fiquei até o último instante, sem prejudicar ninguém com isso (a princípio).
Para muitas pessoas, ganhador e vitorioso têm "literalmente" o mesmo sentido, mas como você mesmo fez a analogia, parece-me que há para ti uma diferença entre os dois. Para fazer meu comentário, subentendo que tenho que saber o que você significa usando essa analogia. Portanto, não vou dar nomes aos bois.
Acho que existe aquele que, por exemplo, é o "um" sorteado dentre milhões. Ele não se esforçou, apoiou-se apenas no acaso do destino - ou sorte/azar - e derrubou as expectativas alheias, chegando ao objetivo final de um sorteio, o de ser ele o sorteado.
E existe aquele que batalha, põe suas habilidades e perícias ao teste e supera os outros. Superação. Ele é aquele que conseguiu subir mais degraus e chega no topo primeiro - não que os outros não chegariam depois, mas ele foi o primeiro (isto quando o tempo de execução está em questão).
A vitória, é às vezes amarga. Ser o ganhador nem sempre é tão precioso quanto se pensa ser. Quem já participou de competições sabe bem como isso é.
Muito interessante a questão levantada no post.
E sim, creio que se há uma competição, disputa ou sorteio entre dois ou mais, há de haver perdedores para que haja um vencedor/ganhador.
Abraços!
Postar um comentário