Motivação

De onde a motivação vem????

Quem foi o filha da puta que criou essa palavra???? Ele se sentiu motivado a criar a motivação... mas o que o motivou?
Sem pesquisar, eu chuto que motivação pode ser traduzida como um motivo que gera uma ação. Só que no momento eu me sinto motivado a largar tudo, e essa seria a minha ação, mas dizem que motivação é algo que te faz executar ações boas. Pra quem? Pra você mesmo? Se eu não me motivar a fazer as coisas aqui na agência eu vou dar um motivo para ser demitido. Se eu continuar enrolando com as coisas da faculdade então darei um motivo para ficar de DP. Se eu continuar sem fazer nada a respeito do meu extresse então entrarei em outra crise de tristeza profunda?

Vai tudo a merda!
O Alemão (Gullas) uma vez me disse que no Japão (para onde ele voltou esse ano) ele trabalhava por uma agência de empregos e que isso significava que quando ele queria tirar ferias ele simplesmente tirava porque lá se recebe por semana. Então por que eu não posso largar tudo, colocar minha vida em ordem e voltar daqui duas semanas?

Talvez pelo tempo que eu trabalhei na área comercial, o que me motiva hoje é dinheiro e eu não estou vendo ele chegar. Outra coisa que me motiva é produzir e ver as coisas serem produzidas, odeio ter que fazer a mesma coisa mais de uma vez, mas parece que nada sai. Outra coisa que me motiva é transparência nos atos e nas palavras, o que eu não vejo em muitas pessoas a muito tempo.

Certo! Tirando o desabafo eu retomo a proposta do post.
Uma empresa trabalha ações motivacionais para manter seus funcionários motivados, gerando mais lucros, mas esses lucros não alcançam os tais funcionários motivados que caso não se motivem obrigatóriamente então serão demitidos até mesmo para serem usados como exemplo para aqueles que estão pensando em não se sentir motivados.

Então pergunto: a ameaça é uma ferramenta motivacional?
Eu acredito que não, mas empresários demonstram acreditarem que sim. O pior é que funciona com a maioria e com aqueles que não funciona... a rua é a serventia da casa.

Brincando brincando, por pior que foi o final, a InfoStore e a Principal foram as únicas empresas que eu trabalhava super motivado e sabem o que me motivava nessas??? Eu produzia, simples assim eu fazia as coisas acontecerem e como resultado do meu trabalho eu ganhava elogios, saia pra beber com os superiores, era chamado para almoços, era consultado e o diabo a quatro. Pra mim isso era a motivação.

Eu sinto falta desse estímulo. Então me pergunto: Eu não deveria ser capaz de criar essa motivação de dentro de mim?
Para isso eu tenho duas divagadas:
1º Será que isso foi um critério implantado dentro da minha mente e na verdade é obrigação da empresa me dar espaço para trabalhar, acreditar nas minhas idéias, de forma que o resultado seria minha motivação?
2º Será que isso prova que eu ainda sou um empregadinho de merda e que tem muito chão para eu virar um profissional capacitado e acreditado pelo mercado?

Perguntas feitas, eu ainda acredito que esse é mais um assunto ligado a hipocresia. A motivação é hipócrita porque vc se motiva a dar dinheiro para os outros e não vê a sua parte. Tanto que algumas empresas que sacaram isso criaram a participação nos lucros.

Afinal de contas, você já viu chefe desmotivado? O cara vende a empresa, desconta nos funcionários, viaja por uma semana etc. Esse cara vê o dinheiro entrar e quando ele não vê então sente-se motivado a dar um pau nos funcionários para que eles lhe façam mais dinheiro!

Por que um funcionário não pode chegar no chefe e falar "Chefe, to cansado pra caralho, do o cú aqui o dia inteiro porra! To caindo fora e volto daqui uma semana, quando estiver melhor" e o chefe responderia "Porra, senta ae, vamos conversar, o que está acontecendo? Entendi, olha pega esse adiantamento e vai fazer umas compras, viaja, volta daqui umas duas semanas e a gente conversa".
Também acho outra coisa. E aqueles funcionário que desmotivam o grupo? Por que os chefes tem o péssimo costume de não mandar embora esses caras? Não, eles acham que os caras vão se ajustar e depois quando percebem que não tem como mesmo, o cara já está a tanto tempo que sai muito caro mandar esse infeliz embora, ai tem que esperar o filha da puta querer ir embora! PORRA!!!!

Demorou para o sistema mudar.
No começo as empresas abusavam dos funcionários, então os funcionários se uniram e começaram a exigir mais das empresas. Como resultado os funcionários conseguiram seus direitos, que na minha opinião só funcionam pra peão. Com o tempo o poder dos direitos subiu demais na cabeça da peãozada, então as empresas tiveram que pisar firme e mostrar quem é que manda. Hoje nos temos uma relação de infidelidade. O chefe não se preocupa com o funcionário porque a qualquer dia ele pode cair fora, levar todos os seus conhecimentos consigo e ainda meter um processo trabalhista, ao mesmo tempo que o funcionário não é fiel ao trabalho porque sabe que a qualquer momento o chefe pode mandar ele embora assim como pode descontar a falta de sexo da noite passada nele... então... ninguém se motiva para mais ninguém, apenas para sim mesmo.

Ps: A tia da limpeza está falando comigo, só que eu não estou entendendo uma palavra sequer e de quebra ela está destruindo as mesas só pra passar um paninho... Não se passa pano em teclado de micro ligado, assim como não se pega os papéis da mesa da revisora, junta tudo (fora da ordem) e coloca em outro lugar!!!! To vendo a Cecília ter um treco!

3 comentários:

Unknown disse...

Oie Jr!
Olha eu aqui postando nos comentários pela primeira vez. Rssss...

Nossa, é isso que dá trabalhar em publicidade! Você tem tido cada idéia cada vez mais maluca e viajante! Muito mais do que quando te conheci!

Mas está de parabéns. Seu blog está cada vez mais criativo, maduro além de ser mais doidinho! Rs rs.

Quanto ao assunto de motivação, é complicado.
Na minha opinião, depende muito da forma de como a gente encara. Creio que tudo acontece lá fora é o reflexo de nosso interior.

É isso aí! Pode cobrar que passo mais aqui!

Grandes abrçaos e beijos!

Bia

Anônimo disse...

Sim Paulo, tb me fodo de graça.
Quer dizer, acho q tou pagando pra me fuderem. Quer mais o quê?

PS.: A tia me odeia.

Anônimo disse...

Motivação (nesse sentido da esfera business) fede. Foi uma bagaça inventada (um amontoado de fatores comportamentais rotulados) por alguns estudiosos do comportamento organizacional/antropólogos metidos a "Vou ganhar dinheiro pra caralho inventando mais coisas pra encher a cabeça das organizações e cobrar por isso" e no final todos se fodem grande e gratuitamente por isso.

But that's life, dude. And I don't care anymore.

Bom, essa é a minha opinião precária, como sempre extremista. Acho que ouvi demais The Extremist do Satriani quando era mais jovem.

Abraços.